Opinião: Uber dos repositores

Startup de Curitiba criar uber dos repositores de supermercado. Serviço já tem 120 empresas clientes!
Opinião
Supermercado
Michel Jasper
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8
min

Ontem saiu a seguinte matéria na revista EXAME:

Startup de Curitiba cria Uber dos repositores de supermercado.

"Serviço já tem 120 empresas clientes, dentre elas Coca-Cola, Ambev e Philip Morris, além de 16 mil repositores cadastrados."

Muitas pessoas me mandaram essa matéria, pedindo minha opinião a respeito do tema. Isso é ótimo, significa que, de certa forma, minha opinião é importante para as pessoas que me seguem. Não é uma verdade absoluta, opinião é pessoal e cada um tem a sua.

Sobre o tema, confesso que não é novidade, pois já conhecia a empresa e esse modelo de contratação de serviços via aplicativos é o futuro. Cada dia mais, este modelo irá crescer em todas as áreas: na verdade já existem em áreas que vocês nem imaginam, talvez até na sua.

A matéria usa o termo repositor, mas o APP é voltado para promotores de venda da indústria, não necessariamente para o supermercadista. Este também tem em sua equipe o que popularmente é chamado de repositor ou operador de loja, isso gerou uma confusão no entendimento para alguns supermercadistas que me procuraram.

Falando pelo lado da indústria, como tudo na vida, existe o lado positivo e negativo: para empresas, em termos de custos e questões legais, é algo ótimo para a indústria. Ter alguém disponível para abastecer o PDV é muito importante, mas o trabalho do promotor vai muito além da reposição, ele é uma peça chave na estratégia da marca.

Mais de 80% das decisões de compra são tomadas no PDV, e só abastecer não é o suficiente: entender técnicas de merchandising e de como o shopper se comporta é muito importante. Duvido que um profissional de app tenha esse conhecimento, até porque, cada marca de produto tem sua estratégia própria.

Acho que, para suprir uma demanda rápida de abastecimento, é muito interessante a proposta, mas para uma estratégia mais profunda não funciona. Mais do que nunca, a estratégia no PDV se faz necessária, afinal as lojas estão menores e o sortimento só aumenta. O cliente busca novidades e quer diferenciação, já se foi o tempo em que o varejo era só colocar na prateleira e vender.

Quem só pensa em custo morre rápido e perde espaço: usar o APP como única forma de garantir presença no PDV pode ser um tiro no pé. O ideal é organizar, com a área de trade, uma equipe de reposição através do APP e ter uma equipe mais estratégica para merchandising e promoção.

Falando pelo varejista, existe também toda uma questão de segurança, não só na parte legal e trabalhista, que também precisa de atenção, mas, também na prevenção de perdas e controle: não acho interessante qualquer um ter acesso ao estoque. Sim, eu sei que eles tem cadastro e identificação, mas não deixa de ser um desconhecido entrando nas dependências da loja. Um dos grandes problemas do varejo é prevenção de perdas, mais do que nunca, ter profissionais qualificados e de confiança é importante.

Agora falando do lado do repositor – promotor -, acredito que financeiramente é viável, mas assim como no UBER, é a produtividade o que vai garantir seu ganho. Na minha opinião é assim que deve ser em todas as profissões, quanto mais você produz, mais você ganha.

Autor(a)
Michel Jasper

Trabalho no setor varejista há mais de 18 anos, com foco na área Operacional, Trade Marketing, Gestão de Pricing e Gerenciamento de Categoria. Já atuei nas maiores redes varejistas do País em cargos de gerência, supervisão, trade marketing, gestão de pricing e gerenciamento de categoria e merchandising.

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